O Mundo de Tim Burton – A Exposição

Fala sério,

um fã de caveiras, humor ácido e mundo estranho não tem como não se amarrar nas criações do Tim Burton!
Bom depois de muito drama para conseguir meu ingresso, fui na exposição “O Mundo de Tim Burton” no MIS e compartilho aqui as minhas impressões.
Se você é de São Paulo ainda dá tempo de visitar, se não é, espero que esse post não te deixe deprimida por não poder ter ido…

Nada de Fotos

É minha gente, fotografar as instalações da exposição não é permitido #chateada, mas alguns veículos da imprensa puderam fotografar e ao longo do post vou compartilhar algumas delas com vocês.
Mas nem tudo está perdido, do lado de fora era possível se deparar com isso:

IMG_0838
Uma “mãozinha” logo na entrada… (foto por eu mesma =)

Quer uma forcinha para lembrar a que se refere? Então toma:

edward-maos-de-tesoura02
Olha ela aí!

Sem contar a entrada, onde você tem que lutar para conseguir tirar uma foto sem pegar alguém no meio de uma selfie…

0_entrada_creditos_leticia_godoy-mis
A entrada da exposição… tive que pegar do G1, fui vítima dos tiradores frenéticos de selfie!

Um dia você será famoso, então guarde tudo!

Sim, o que mais me impressionou de toda a exposição é a quantidade de itens expostos nela (todos da coleção particular do Burton). É impressionante o tanto de coisas que ele guardou ao longo dos anos, são paredes e mais paredes de guardanapos com rascunhos, papeis com mancha de café… se ele riscou, ele guarda!
O que é muito legal, afinal,  é possível ver através de todo esse material a evolução de diversos personagens icônicos do artista.

Humor “a lá Tim Burton”

Logo no início da exposição que tem dois andares, você dá de cara com algumas ilustrações que transbordam o humor ácido do artista e que são sensacionais!

pl_arts_burton1_f
Desenhos fantásticos, cheios do humor característico do artista! A imagem: Cartoons drawing, 1980-1986 – Fonte: http://www.wired.com

Interatividade

Uma característica bacana da exposição é que ela é dividida em alas, Humor, Terror, Felicidade, Angústia/Melancolia, Encantamento e Filmografia. Além dos desenhos, esculturas e quadros você assiste a vídeo clips dirigidos por Burton, trechos de filmes e o que eu mais gostei:

Para descer para o segundo andar da exposição (sim, ordem invertida) você vai de escorregador!!! (pensa na felicidade da criança quando fez isso…)
ala-da-felicidade-da-exposicao-o-mundo-de-tim-burton-1454537879026_615x470
Esculturas, quadros, rabiscos e filmes. Na foto o Menino-Balão fonte: http://www.entretenimento.uol.com.br

O que não saiu do papel

De tudo, o mais interessante na minha opinião é ter acesso aos projetos que não saíram do papel ou inacabados, afinal é muito difícil ter um conhecimento prévio sobre isso e foi a grande novidade pra mim.
E olha que tem coisa bem interessante, estou na torcida para que sejam finalizados! #teamburton

O máximo que vai acontecer é você levar um não…

aham, é isso mesmo…

Tim Burton já levou um não (na verdade deve ter levado vários) e está lá para você ler uma carta toda educada que ele recebeu, com uma crítica bem polida como manda o figurino de uma Editora da Disney para quem ele enviou a cópia do seu livro The Giant Zlig (leia mais aqui).

Na intimidade

Estava eu no finalzinho da exposição, acompanhando a cronologia dos filmes quando me deparo com uma carta que foi o ápice da minha visita.
Tratava-se de uma mensagem escrita por Burton para Johnny Depp durante a produção de “A fantástica fábrica de chocolate” onde Burton pede a opinião do ator sobre uma ideia para o texto:

“Tudo nessa sala é comestível. Até eu sou comestível, mas isso se chama ‘canibalismo’, meus queridinhos, e é visto com maus olhos na maioria das sociedades”

Afinal ele estava com medo de “pegar muito pesado”…
Quer coisa mais Tim Burton do que essa frase? Ainda bem que rolou!

O fantástico mundo de uma mente criativa

Eu amei!
Vale muito a pena, e como não me aguento tive que comprar umas lembrancinhas:

FullSizeRender
Diversos itens disponíveis para levar (depois de pagar é claro, rs) pra casa!

Do lado de fora do Museu você encontra uma loja contêiner vendendo produtos oficiais, onde eu comprei a caneca, os postais e o marcador de página.
O livro comprei na própria lojinha do MIS.

Reforçando que ainda é possível visitar a exposição aqui em São Paulo, para mais informações acesse o site do MIS.

7 comentários sobre “O Mundo de Tim Burton – A Exposição

Deixe um comentário

